quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

INICIAÇÃO MÍSTICA CRISTÃ


" O Mundo Ocidental ficou tão dominado pela intelectualidade, que estes aspirantes somente iniciam a Caminhada quando sentem sua razão satisfeita. E, infelizmente, é só a ânsia por maior conhecimento que traz a maioria dos estudantes para a Escola Rosacruz. É uma árdua tarefa cultivar em seus corações a compaixão, que deve ser mesclada com o conhecimento para tornar-se o seu fator guia antes que estejam prontos para entrar no Reino de Cristo. Porém aqueles que são atraídos para o Caminho Místico Cristão, não sentem dificuldades dessa natureza. Eles tem dentro de si um amor envolvente que os impele ao bem e lhes gera um conhecimento e compreensão que o autor acredita serem muito superiores ao obtido por qual quer outro método.

A pessoa que segue o caminho intelectual do desenvolvimento tende a desprezar altivamente outra pessoa cujo temperamento a impele a um Caminho Místico. Tal disposição mental, não somente prejudica o desenvolvimento espiritual de quem assim procede, como também é completamente gratuita, como podem demonstrar os trabalhos de Jacob Boehme e Tomás de Kempis e muitos outros que seguiram o Caminho Místico. Quanto maior for o nosso conhecimento, tanto maior será a nossa condenação se fizermos mal uso dele. Mas o amor, que é o princípio básico na vida do Cristão Místico, jamais poderá nos levar à condenação ou a conflitar com a vontade de Deus. É infinitamente melhor ser capaz de sentir emoções nobres, do que ter a habilidade intelectual para definir todas as emoções. Fazer cogitações sobre a evolução do átomo, seguramente não promoverá tanto crescimento e desenvolvimento da alma quanto a dócil e humilde ajuda ao nosso próximo.

Max Heindel. Livro: Iniciação Antiga e Moderna

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

PELOS FRUTOS CONHECEREIS


Toda árvore se classifica pelos seus frutos; basta esperar um pouco de tempo para que eles surjam. Se estivermos atentos e examinarmos com atenção os frutos que aparecem, isto é, os atos, atitudes e reações do indivíduo frente as situações da vida, então poderemos facilmente reconhecer a sua qualidade e o seu valor. Desgraçadamente, uma grande parte dos estudantes não sabe discernir e ver a realidade dos fatos; outros deixam-se fanatizar de tal maneira que tornam-se incapazes de raciocinar; outros ainda não querem ver a realidade, e aceitam tudo, desde que corresponda aos seus interesses mesquinhos.

Prof. Lourival Camargo Pereira. Livro: O Evangelho Redivivo

GUARDAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS


..." Querer ser mestre, conquistar discípulos e formar uma escola própria é o grande perigo de um grande número de estudantes do espiritualismo, cuja vaidade e ambição pessoal cresce com os seus pretensos conhecimentos intelectuais, adquiridos em livros e mais livros, que devoram e decoram, e repetem depois mecanicamente. Cheios de idéias alheias que apanham aqui e ali, que amontoam com simples interesse intelectual, não chegam nunca ao entendimento real. Mas, quanto mais se sobrecarregam de "leituras", mais se julgam capazes de ensinar e de orientar discípulos, de acordo com suas opiniões, que reputam infalíveis e indiscutíveis. 
UM SÓ É VOSSO MESTRE, E TODOS VÓS SOIS IRMÃOS, disse Cristo, e nestas palavras está a chave da questão.

Podemos ter absoluta certeza de que nenhum Verdadeiro instrutor espiritual tomará atitudes messiânicas e imponentes; não procurará dominar e controlar seus discípulos; não imporá nunca a sua opinião e sua vontade; não exigirá nada, absolutamente nada dos seus discípulos; e, acima de tudo, jamais fará do seu trabalho um negócio, uma exploração, ou meio de fazer fama e fortuna.

Não há, e não haverá nunca exceção a essa Regra, que pode ser seguida com absoluta confiança. Quem tem algo de superior e de verdadeiro para ensinar jamais cobrará por suas lições, seja em dinheiro, OU EM CONSIDERAÇÕES E EXIGÊNCIAS PESSOAIS, mas também ninguém poderá obrigá-lo a dar aquilo que ele não julgue oportuno e conveniente oferecer.

Prof. Lourival Camargo Pereira. Livro: O Evangelho Redivivo