domingo, 29 de abril de 2012

CAPITULO II


" Todos temos em nós um princípio de morte e um princípio de imortalidade. A morte é a besta e a besta sempre produz a bestialidade. Deus não ama os tolos, pois seu espírito divino se chama o espírito de inteligência. A tolice se expia pela dor e a escravidão. O bastão é feito para as bestas.
Um sofrimento é sempre uma advertência, pior para quem não sabe compreendê-la. Quando a natureza puxa a corda, é porque caminhamos ao contrário; quando ela nos castiga, é que o perigo está perto. Ai então de quem não reflete!"


Eliphas Levi, texto extraído do livro: A Chave dos Grandes Mistérios

CAPITULO IV


" O equilíbrio humano se compõe de duas atrações: uma para a morte, outra para a vida. A fatalidade é a vertigem que nos arrasta para o abismo; a liberdade é o esforço razoável que nos eleva acima das atrações fatais da morte"
"...um ato injusto é um pacto com a injustiça: ora, toda injustiça é uma abdicação da inteligência. Caímos, então, sob o domínio da força, cujas reações sempre esmagam tudo o que se afasta do equilíbrio."
"... A alma desesperada que se julga apaixonada pela morte é mais viva ainda que uma alma sem amor. A atividade para o mal pode e deve levar o homem ao bem por golpe e reação contrários. O verdadeiro mal sem remédio, é a inércia"


Eliphas Levi, texto extraído do livro: A Chave dos Grandes Mistérios