segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

GUARDAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS


..." Querer ser mestre, conquistar discípulos e formar uma escola própria é o grande perigo de um grande número de estudantes do espiritualismo, cuja vaidade e ambição pessoal cresce com os seus pretensos conhecimentos intelectuais, adquiridos em livros e mais livros, que devoram e decoram, e repetem depois mecanicamente. Cheios de idéias alheias que apanham aqui e ali, que amontoam com simples interesse intelectual, não chegam nunca ao entendimento real. Mas, quanto mais se sobrecarregam de "leituras", mais se julgam capazes de ensinar e de orientar discípulos, de acordo com suas opiniões, que reputam infalíveis e indiscutíveis. 
UM SÓ É VOSSO MESTRE, E TODOS VÓS SOIS IRMÃOS, disse Cristo, e nestas palavras está a chave da questão.

Podemos ter absoluta certeza de que nenhum Verdadeiro instrutor espiritual tomará atitudes messiânicas e imponentes; não procurará dominar e controlar seus discípulos; não imporá nunca a sua opinião e sua vontade; não exigirá nada, absolutamente nada dos seus discípulos; e, acima de tudo, jamais fará do seu trabalho um negócio, uma exploração, ou meio de fazer fama e fortuna.

Não há, e não haverá nunca exceção a essa Regra, que pode ser seguida com absoluta confiança. Quem tem algo de superior e de verdadeiro para ensinar jamais cobrará por suas lições, seja em dinheiro, OU EM CONSIDERAÇÕES E EXIGÊNCIAS PESSOAIS, mas também ninguém poderá obrigá-lo a dar aquilo que ele não julgue oportuno e conveniente oferecer.

Prof. Lourival Camargo Pereira. Livro: O Evangelho Redivivo