domingo, 11 de março de 2012

(VIII) O NÚMERO OITO


... O anticristo é o que divide os homens em vez de uní-los; é o espírito de disputa, a teimosia dos doutores e dos sectários, o desejo ímpio de apropriar-se da verdade e excluir dela os outros, ou de forçar todos a sofrerem a estreiteza de nossos juízos.
O anticristo é o padre que amaldiçoa em vez de abençoar, que afasta ao invés de conciliar, que escandaliza ao invés de edificar, que condena ao invés de salvar.
É o fanatismo odioso que desanima a boa vontade.
...O verdadeiro padre do Cristo é um homem que vive, sofre, ama e combate pela justiça. Ele não disputa, não reprova, espalha o perdão, a inteligência e o amor.
O verdadeiro cristão é estranho ao espírito de seita; existe inteiramente para todos, e considera todos os homens como filhos dum pai comum que quer salvar a todos; o símbolo inteiro só tem para ele um sentido de docilidade e de amor; deixa a Deus os segredos da justiça e só compreende a caridade.
Considera os maus como doentes de que se deve compadecer e que é preciso curar; o mundo com seus erros e seus vícios é para ele o hospital de Deus; ele quer ser seu enfermeiro.
Não se julga melhor que ninguém, diz somente: Enquanto estiver melhor de saúde, servirei os outros, e quando for preciso morrer, talvez outros tomarão meu lugar e nos servirão.

Eliphas Levi: Texto extraído do livro: As Chaves dos Grandes Mistérios

(V) O QUINÁRIO


...Amai-vos uns aos outros, eis a lei e os profetas! Meditai e compreendei esta palavra.
E quando tiverdes compreendido, não leiais mais, não procureis mais, não duvideis mais, amai!
Não sejais mais sábios, não sejais mais eruditos, amai!
É a doutrina da verdeira religião; religião quer dizer caridade, e o próprio Deus só é amor.
Já vos disse: amar é dar.
O ímpio é aquele que absorve os outros.
O homem piedoso é aquele que se expande na humanidade.
Se o coração do homem concentra em si mesmo o fogo com que Deus o anima, torna-se um inferno que devora tudo e só se enche de cinzas; se o faz irradiar para fora, torna-se um agradável sol de amor

Eliphas Levi: texto extraído do livro: A Chave dos Grandes Mistérios

PERGUNTAS E RESPOSTAS VOLUME I


..." Há um fato que o cético não consegue perceber. Sua opinião é que  se uma certa interpretação é correta, todas as outras necessariamente são falsas. Essa idéia é errada. A verdade tem muitas facetas e é eterna. A busca da verdade deve ser abrangente e nunca termina.
Podemos comparar a verdade a uma montanha, e as várias interpretações dessa verdade aos diferentes caminhos que conduzem ao topo. Muitas pessoas estão seguindo esses caminhos, e cada uma delas pensa que o seu é o único que a levará ao cimo. Mas isso só no início, pois apenas enxergam pequena parte da montanha. Pode-se desculpá-las  quando alertam seus irmãos: " Vocês estão errados, venham para o meu caminho; é o único que leva para cima". Mas, a medida que essas pessoas avançam e se elevam, percebem que todos os caminhos convergem para o topo, reduzindo-se a um só no final.
Podemos dizer mais enfaticamente, que nenhum sistema de pensamento capaz de atrair e reter a atenção de um grande número de pessoas por um determinado tempo, não encerre alguma verdade. Percebâmo-lo ou não, há em cada seita a semente do ensinamento divino que conduz as pessoas, gradualmente, ao topo da montanha.
Portanto devemos ter a máxima tolerância em relação a cada crença.


Max Heindel; Texto extraído livro: Perguntas e Respostas Volume I