segunda-feira, 3 de março de 2014

O DESENVOLVIMENTO POSITIVO CONTRA O NEGATIVO


" As investigações têm demonstrado que , nos círculos de maior sucesso no desenvolvimento espírita, se aproveita desta condição (de negatividade). Insiste-se em que os assistentes se ponham em estado negativo e, (note-se isto), os hábeis mestres espíritas exigem que os pacientes "afrouxem as mandíbulas", porque nesta condição de descuidada passividade eles se convertem mais facilmente em presas das influências dos "espíritos" que por ali circulam. Em tais círculos as pessoas dão-se as mãos, ou as colocam sobre a mesa, resultando disso que todos ficam sujeitos a uma vibração rítmica, e então estão prontos para qualquer fenômeno que os "espíritos" desejem produzir.
Os Métodos Rosacruzes de realização, ao contrário, exigem que todos façam seus exercícios reservadamente, em seus dormitórios. Quando se reúnem para estudar, os Probacionistas devem estar numa atitude mental "positiva"; cada um há de aprender a sustentar-se com suas próprias forças, pois a menos que desenvolvam essa atitude de perfeita independência e confiança em si mesmo, durante o período do Noviciado e Discipulado, seu Espírito seria dominado por outros seres logo que entrasse no mundo invisível, onde estaria abandonado aos seus próprios recursos.
Por essa razão não é bom sentar-se num círculo e dar a mão aos outros, ou permanecer ao redor de uma mesa com as mãos colocadas sobre ela. Suas vibrações poderão talvez, ser elevadas a um alto poder por um instante, porém a aceleração será o resultado da força unida de todos os assistentes, mas não ao próprio esforço que você faça. A reação que seguirá seguramente trará consigo, sem que se possa evitar, uma impressão de sua própria debilidade e um sentimento de aflição pela força que já se perdeu. É preferível adotar um método vagaroso, e aprender a maneira de elevar sua própria vibração pouco a pouco. Quando você conseguir isto, já não haverá fracasso, e você sempre, em qualquer ocasião, com um esforço de sua própria vontade, alcançará o ponto mais alto, sem ter necessidade de que outros membros do grupo estejam reunidos com você.
Tomemos como meditação a frase: " Confiança em si mesmo", e esforcemo-nos em praticar todas as horas, porém muito especialmente naquilo que se relacione com o desenvolvimento espiritual.

Max Heindel; texto extraído do lívro: As Chaves Misteriosas