quarta-feira, 11 de abril de 2012

AS INFLUÊNCIAS MISTERIOSAS


Sabemos que a loucura é contagiosa; porém os loucos são muito mais perigosos quando são amáveis e simpáticos. Entramos, pouco a pouco, em seu círculo de idéias, chegamos a compreender seus exageros e participar de seus entusiastas, habituamo-nos a sua lógica excepcional e desorientada e chegamos a concluir que não são tão loucos como julgávamos a princípio. Daí a crer que só eles tem razão há um só passo. Gostamos deles, aprovamo-los e somos loucos como eles.


Eliphas Levi, texto extraído do livro; A Chave dos Grandes Mistérios

TEORIA DA VONTADE


A vida humana e suas inúmeras dificuldades tem por fim, na ordem da sabedoria eterna, a educação da vontade do homem.
A dignidade do homem consiste em fazer o que quer e em querer o bem, de conformidade com a ciência da verdade...


DEUS E A LIBERDADE
Como não há liberdade para o homem senão na ordem que resulta da verdade e do bem, pode-se dizer que a conquista da liberdade é o grande trabalho da alma humana. O Homem, libertando-se das más paixões e de sua escravidão, por assim dizer, se a cria a si mesmo uma segunda vez. A natureza o tinha feito vivo e sofredor, ele o faz feliz e imortal; torna-se assim o representante de Deus na terra e exerce relativamente sua onipotência.

Eliphas Levi, texto extraído do livro: A Chave dos Grandes Mistérios

terça-feira, 10 de abril de 2012

SEPARAR A RELIGIÃO DA SUPERSTIÇÃO E DO FANATISMO


A superstição da palavra latina superstes, sobrevivente, é o sinal que sobrevive à idéia; é a imagem preferida à coisa, é o rito sem razão, é a fé que se tornou insensata pelo seu isolamento. É, por conseguinte, o cadáver da religião, é a morte da vida, é o embrutecimento substituído à inspiração.
O fanatismo é a superstição apaixonada, seu nome vem da palavra fanum, que significa templo, é o templo posto em lugar de Deus, é o interesse humano e temporal do padre, substituindo à honra do sacerdócio, é a paixão miserável do homem explorando a fé do crente.

Eliphas Levi, texto extraído do livro: A Chave dos Grandes Mistérios