quinta-feira, 11 de agosto de 2011

VERDADEIRA TOLERÂNCIA

" Devemos lembrar que quando Daví desejou construir um templo a Deus, foi-lhe negado o previlégio porque havia sido um guerreiro. Atualmente há organizações que estão sempre combatendo outras organizações, sempre encontrando erros e esforçando-se por destruí-las, guerreando tanto quanto o fez Daví outrora. Com essa mentalidade , elas não tem permissão de construir o templo que é feito de pedras vivas de homens e mulheres, esse templo ao qual o personagem Manson se refere com tão belas palavras  no livro " O Servo da Casa" (The Servant in the House). Portanto, quando tentamos divulgar as verdades dos Ensinamentos Rosacruzes, devemos sempre ter em mente que não devemos impunemente depreciar a religião de quaisquer outros nem antagonizá-los. Não é nossa missão lutar contra seus erros, que se manifestarão no devido tempo"

Max Heindel; texto extraido do livro ENSINAMENTOS DE UM INICIADO

terça-feira, 9 de agosto de 2011

USURPAÇÃO DO PODER


..." No entanto é triste considerar que , embora sejam essas as nossas intenções , chegará o dia em que a Fraternidade Rosacruz terá o mesmo destino de todos os outros movimentos: ficará atada por regras, e a usurpação de poder fará com que ela se cristalize e desintegre. Mas é um consolo saber que de suas ruínas surgirá algo maior e melhor, como ela surgiu de outras estruturas que já tiveram sua utilidade e agora estão em vias de extinção"

Max Heindel; texto extraído do livro  ENSINAMENTOS DE UM INICIADO

UMA VERDADEIRA ORGANIZAÇÃO E UM VERDADEIRO INSTRUTOR


..." A nota chave de tudo deveria ser, se possível, evitar uma organização ou pelo menos torná-la tão livre quanto pudesse. Já foi dito que não importa se as intenções são boas  no começo, pois, tão logo sejam criadas posição e poder que possam gratificar a vaidade dos homens, a tentação torna-se muito grande para a maioria. E a medida que o livre arbítrio dos membros é conspurgado, frustra-se a finalidade da Ordem Rosacruz que é estimular a individualidade e a auto-confiança. Leis e estatutos são limitações, por isso deveria haver o menor número possível deles. O Mestre até pensou que seria possível passar sem eles.

Foi de acordo com essa política que fiz imprimir em nosso papel timbrado, "Uma ASSOCIAÇÃO Internacional de Cristãos Místicos", pois há uma grande diferença entre uma associação, que é inteiramente de voluntários, e uma organização que VINCULA OS MEMBROS A VOTOS, promessas, etc. Os que tomaram o compromisso como probacionistas na Fraternidade Rosacruz sabem que esse compromisso é uma promessa a eles próprios e não a Ordem Rosacruz.
O mesmo cuidado para assegurar o máximo da liberdade individual evidencia-se em todas as etapas da Escola de Mistérios Ocidental.

Nós não temos mestres; eles são nossos amigos e nossos professores, e sob nenhuma condição exigem obediência a alguma ordem, nem nos impelem a fazer isto ou aquilo. Quando muito nos aconselham, deixando-nos livre para a escolha."

Max Heildel; texto do livro ENSINAMENTOS DE UM INICIADO