terça-feira, 9 de agosto de 2011

UMA VERDADEIRA ORGANIZAÇÃO E UM VERDADEIRO INSTRUTOR


..." A nota chave de tudo deveria ser, se possível, evitar uma organização ou pelo menos torná-la tão livre quanto pudesse. Já foi dito que não importa se as intenções são boas  no começo, pois, tão logo sejam criadas posição e poder que possam gratificar a vaidade dos homens, a tentação torna-se muito grande para a maioria. E a medida que o livre arbítrio dos membros é conspurgado, frustra-se a finalidade da Ordem Rosacruz que é estimular a individualidade e a auto-confiança. Leis e estatutos são limitações, por isso deveria haver o menor número possível deles. O Mestre até pensou que seria possível passar sem eles.

Foi de acordo com essa política que fiz imprimir em nosso papel timbrado, "Uma ASSOCIAÇÃO Internacional de Cristãos Místicos", pois há uma grande diferença entre uma associação, que é inteiramente de voluntários, e uma organização que VINCULA OS MEMBROS A VOTOS, promessas, etc. Os que tomaram o compromisso como probacionistas na Fraternidade Rosacruz sabem que esse compromisso é uma promessa a eles próprios e não a Ordem Rosacruz.
O mesmo cuidado para assegurar o máximo da liberdade individual evidencia-se em todas as etapas da Escola de Mistérios Ocidental.

Nós não temos mestres; eles são nossos amigos e nossos professores, e sob nenhuma condição exigem obediência a alguma ordem, nem nos impelem a fazer isto ou aquilo. Quando muito nos aconselham, deixando-nos livre para a escolha."

Max Heildel; texto do livro ENSINAMENTOS DE UM INICIADO